É considerado como o “guru das cidades”, especialista catalão em gestão cultural, e criador da marca “Barcelona”, cidade onde há mais de trinta anos vive e trabalha no conceito “marca cidade”, uma ideia força em torno do modo de criar e recriar cidades com uma cidadania cúmplice. Actualmente coordena o departamento de Educação, Cultura e Bem-estar social na Generalitat da Catalunha.
É professor de Marketing na famosa Esade Business School de Barcelona, onde também dirigiu o curso de Gestão Cultural e Comunicação para Organizações Públicas, e lecciona Gestão Cultural na Universidade Autónoma de Barcelona, e em outras universidades espanholas e argentinas.
A sua formação académica, heterodoxa e multidisciplinar, integra uma licenciatura em teologia hebraica, estudos de arte e filosofia, especializações em animação sociocultural e comunicação e gestão pública de cidades.
É conferencista (ou anti-conferencista, como gosta de afirmar) de renome mundial em assuntos que vão desde o marketing urbano à comunicação de serviços públicos.
Foi um dos organizadores do Fórum Mundial de Cultura, decorrido em Barcelona, em 2004.
Foi, com José Ribas, fundador da mítica e irreverente revista Ajo Blanco, em 1973.
É autor dos seguintes livros:
Animación sociocultural, Cultura y Território, Madrid, Editorial Popular, 1990
La Ciudad de las Asociaciones, Madrid, Editorial Popular, 1994
Se acabó la diversión, ideas y gestión para la cultura que crea ciudadania, Barcelona, Editorial Paidós, 2004
La Comunicación Municipal Complice con los Ciudadanos, Barcelona, Editorial Paidós, 2004
Marketing de servicios para administraciones públicas con los ciudadanos, Andaluzia, Dirección General de la Administración Local, 2004
Vamos gerir a cultura da cidade com os cidadãos, in Jaume Trilla (Coord.), Animação Sociocultural, Instituto Piaget, 2004
Marca Ciudad, Buenos Aires, Paidós, 2008