Quem é Toni Puig ?

É considerado como o “guru das cidades”, especialista catalão em gestão cultural, e criador da marca “Barcelona”, cidade onde há mais de trinta anos vive e trabalha no conceito “marca cidade”, uma ideia força em torno do modo de criar e recriar cidades com uma cidadania cúmplice. Actualmente coordena o departamento de Educação, Cultura e Bem-estar social na Generalitat da Catalunha.

É professor de Marketing na famosa Esade Business School de Barcelona, onde também dirigiu o curso de Gestão Cultural e Comunicação para Organizações Públicas, e lecciona Gestão Cultural na Universidade Autónoma de Barcelona, e em outras universidades espanholas e argentinas.

A sua formação académica, heterodoxa e multidisciplinar, integra uma licenciatura em teologia hebraica, estudos de arte e filosofia, especializações em animação sociocultural e comunicação e gestão pública de cidades.

É conferencista (ou anti-conferencista, como gosta de afirmar) de renome mundial em assuntos que vão desde o marketing urbano à comunicação de serviços públicos.

Foi um dos organizadores do Fórum Mundial de Cultura, decorrido em Barcelona, em 2004.

Foi, com José Ribas, fundador da mítica e irreverente revista Ajo Blanco, em 1973.

É autor dos seguintes livros:

  • Animación sociocultural, Cultura y Território, Madrid, Editorial Popular, 1990

  • La Ciudad de las Asociaciones, Madrid, Editorial Popular, 1994

  • Se acabó la diversión, ideas y gestión para la cultura que crea ciudadania, Barcelona, Editorial Paidós, 2004

  • La Comunicación Municipal Complice con los Ciudadanos, Barcelona, Editorial Paidós, 2004

  • Marketing de servicios para administraciones públicas con los ciudadanos, Andaluzia, Dirección General de la Administración Local, 2004

  • Vamos gerir a cultura da cidade com os cidadãos, in Jaume Trilla (Coord.), Animação Sociocultural, Instituto Piaget, 2004

  • Marca Ciudad, Buenos Aires, Paidós, 2008