Seminário 1 | 5 de Maio 2009 | Auditório do Padrão dos Descobrimentos | 9h30 > 17h00
9H30 – Recepção dos Participantes
9h45 – Início do Seminário
11h30 – Pausa para café/chá
11h45 – Continuação do Seminário
13h00 – 14h30 – Intervalo p/ almoço (não incluído)
14h30 - Continuação do Seminário
17h00 – Fim do Seminário + Café/chá
Tema: Gestão e Comunicação Cultural de Cumplicidade: novas perspectivas em serviços públicos de cultura com os cidadãos.
Conteúdos:
- Um olhar sobre a cultura contemporânea: de Jack Lang a Obama
- As interacções dinâmicas entre Cultura e Cidade: a cidade do bem-estar com todos
- Marketing relacional e cumplicidade nos serviços públicos de cultura
- Cooperação e co-produção de serviços em rede
- Cumplicidade, comunicação e cidadania
- Contra a monotonia e a previsibilidade burocráticas, uma actividade pública criativa e inovadora
- Casos de estudo: Barcelona, Berlin, Medellín, Córdoba
Destinatários: Vereadores, Directores, Gestores, Técnicos Superiores, Produtores, Animadores e Programadores Culturais em funções nos serviços públicos de cultura. (Teatros, Museus, Câmaras Municipais, Direcções Regionais, Redes, Institutos, Empresas Municipais, Bibliotecas, Arquivos, Galerias, etc...)
Seminário 2 | 7 de Maio 2009 | Auditório do Padrão dos Descobrimentos | 9h30 > 17h00
9H30 – Recepção dos Participantes
9h45 – Início do Seminário
11h30 – Pausa para café/chá
11h45 – Continuação do Seminário
13h00 – 14h30 – Intervalo p/ almoço (não incluído)
14h30 - Continuação do Seminário
17h00 – Fim do Seminário + Café/chá
Tema: Marketing da Cultura e Confiança: criação e valorização de marcas culturais, gestão e fidelização de públicos.
Conteúdos:
- Criação de Marcas Culturais: como acrescentar mais valor à cultura?
- Colaboração e co-gestão em rede
- Como desenhar um bom catálogo de serviços
- A comunicação cultural implicativa
- Gestão e fidelização de públicos: a cumplicidade relacional
Destinatários: Produtores, Mediadores, Marketeers, Relações Públicas, Gestores, Directores, Administradores e Programadores Culturais em funções no sector privado e no terceiro sector. (Fundações, Associações, Cooperativas, Equipamentos Culturais, Comunicação Social, Galerias, etc...)
Aviso: Ambos os seminários serão ministrados em castelhano (espanhol), sem tradução.