Programa dos Seminários


Seminário 1
| 5 de Maio 2009 | Auditório do Padrão dos Descobrimentos | 9h30 > 17h00

9H30 – Recepção dos Participantes

9h45 – Início do Seminário

11h30 – Pausa para café/chá

11h45 – Continuação do Seminário

13h00 – 14h30 – Intervalo p/ almoço (não incluído)

14h30 - Continuação do Seminário

17h00 – Fim do Seminário + Café/chá


Tema: Gestão e Comunicação Cultural de Cumplicidade: novas perspectivas em serviços públicos de cultura com os cidadãos.

Conteúdos:

  • Um olhar sobre a cultura contemporânea: de Jack Lang a Obama
  • As interacções dinâmicas entre Cultura e Cidade: a cidade do bem-estar com todos
  • Marketing relacional e cumplicidade nos serviços públicos de cultura
  • Cooperação e co-produção de serviços em rede
  • Cumplicidade, comunicação e cidadania
  • Contra a monotonia e a previsibilidade burocráticas, uma actividade pública criativa e inovadora
  • Casos de estudo: Barcelona, Berlin, Medellín, Córdoba

Destinatários: Vereadores, Directores, Gestores, Técnicos Superiores, Produtores, Animadores e Programadores Culturais em funções nos serviços públicos de cultura. (Teatros, Museus, Câmaras Municipais, Direcções Regionais, Redes, Institutos, Empresas Municipais, Bibliotecas, Arquivos, Galerias, etc...)


> Ver programa (pdf)


Seminário 2 | 7 de Maio 2009 | Auditório do Padrão dos Descobrimentos | 9h30 > 17h00

9H30 – Recepção dos Participantes

9h45 – Início do Seminário

11h30 – Pausa para café/chá

11h45 – Continuação do Seminário

13h00 – 14h30 – Intervalo p/ almoço (não incluído)

14h30 - Continuação do Seminário

17h00 – Fim do Seminário + Café/chá


Tema: Marketing da Cultura e Confiança: criação e valorização de marcas culturais, gestão e fidelização de públicos.

Conteúdos:

  • Criação de Marcas Culturais: como acrescentar mais valor à cultura?
  • Colaboração e co-gestão em rede
  • Como desenhar um bom catálogo de serviços
  • A comunicação cultural implicativa
  • Gestão e fidelização de públicos: a cumplicidade relacional

Destinatários: Produtores, Mediadores, Marketeers, Relações Públicas, Gestores, Directores, Administradores e Programadores Culturais em funções no sector privado e no terceiro sector. (Fundações, Associações, Cooperativas, Equipamentos Culturais, Comunicação Social, Galerias, etc...)


Aviso: Ambos os seminários serão ministrados em castelhano (espanhol), sem tradução.